A MGM no 13º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os PLP
- Manuel Silva
- 22 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
A MGM Export Solutions participou no MGM no 13º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa, no passado dia 21 de junho de 2018
A temática discutida neste encontro foi “China, PLP- Uma abordagem pragmática”. Este evento possibilitou um debate em ambiente de negócios entre as entidades organizadoras: a Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), a Agência de Promoção de Investimento e Exportação de Cabo Verde (Cabo Verde Trade Invest), a Direção Geral de Promoção do Investimento Privado da Guiné-Bissau (DPIP), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique), a Agência de Promoção do Comércio e Investimento de São Tomé e Príncipe (APCI), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportação de Timor Leste (TradeInvest Timor-Leste).
De entre as várias matérias discutidas, abordaram-se também as estratégias de desenvolvimento das empresas Startup, com especial olhar às portuguesas que revelam um número acima da média europeia, nascidas não por uma necessidade imposta pelo governo, mas por uma vontade de empreendedorismo da sociedade. Tratou-se também de abordar soluções para as dificuldades que uma empresa encontra nomeadamente financiamento, burocracias, internacionalização e ecossistemas.
Não só numa ótica portuguesa, os participantes deste evento puderam olhar os negócios através da perspetiva dos países de língua portuguesa, na perspetiva chinesa e numa questão industrial e na questão do plano “One belt, one road” assim como na ótica de Macau. O encontro permitiu que a economia fosse olhada de diversos prismas consoante as diversas economias discutidas, mas acima de tudo prevaleceu a ideia de que bons negócios são feitos de conhecimento, confiança e cooperação.
As entidades promotoras do evento foram a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o Conselho para a Promoção de Comércio Internacional da China (CCPIT) e o Instituto de Promoção do Comércio e de Investimento de Macau (IPIM) que, com sucesso, responderam a todas as informações solicitadas.
Comments